Sexismo de cada dia


Enviado por Sílvia T.

Trabalhei em um dos maiores escritórios do país, em minha área de atuação do Direito. Por questões exclusivamente pessoais resolvi deixar o escritório e trabalhar no interior.

No interior, comecei a advogar em um escritório familiar, onde fui muito bem recebida e me sinto absolutamente respeitada. No entanto, por se tratar de uma cidade pequena, e em razão da tradição de meu chefe, antigo e respeitado advogado, "volta e meia" senhores distintos, e figurões políticos locais (interior...) estão sempre aparecendo para um "café". 

Sempre sou apresentada nestas ocasiões e para meu horror estes senhores sempre soltam aquele "bonita e inteligente", ou então "essa moça vai casar logo", ou ainda "mas vocês precisavam mesmo de uma moça dessas, chega de tanto homem por aqui". 

Se estou de bom humor sorrio sem graça, se estou meio "atravessada" já vou logo dizendo "sou casada" ou então "menos, meu senhor", o que deixa o pobre coitado do meu chefe roxo... O engraçado é que ando toda encapotada, sóbria (sou advogada, oras), e sou de pouca conversa, então eles têm mesmo que ser muito abusados pra vir com gracinha.

Eu fico me perguntando que imagem os homens têm das mulheres em geral pra falarem algo do tipo "bonita e inteligente" ao ouvirem uma mulher formulando uma frase completa e conexa, e lhes explicando algo sobre política, economia e direito... Me pergunto se enquanto estamos explicando a problemática, o bocó está pensando em como uma mulher pode pensar e ser bonita? Então é auto-excludente, a mulher é bonita ou é inteligente? LOGO, A MULHER SÓ SERVE PARA ENFEITAR? Tudo o que vier a mais é lucro, será extraordinário?

Eu me pergunto isso quase todos os dias, quando ouço essa idiotice, pois acreditem, meninas, estou cagando pra beleza, quanto à inteligência (minha vaidade, confesso), me esforço muito, não sou besta.

E até papagaio fala, fazer o quê.

---
Para participar do Sexismo de cada dia, envie um email com a sua contribuição para subvertemos@gmail.com. Mais detalhes aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário