Sexismo de cada dia

Enviado anonimamente

Acompanho o blog, leio todas as postagens e compartinho sempre na minha pagina do face os textos e dia desses recebi um comentário bem singelo de um “amigo”. De que se eu era feminista eu deveria no minimo ser gay, que no fundo eu repassava textos feminstas porque eu queria ser uma mulher...

Resumindo a conversa:

Machão - Não podem colocar uma mulher gostosa trabalhando com a gente, eu só ia ficar pensando nela pelada.
Eu – Então você fica me imaginando pelado também?
M- Claro que não!!! Não sou louco
E- Tem certeza? Se você não consegue ver uma mulher trabalhando ao seu lado sem pensar em vê-la pelada eu acho que você precisa sim de algum tipo de tratamento...
M- Ah, você desde que virou feminista tá todo cheio de frescura. Parece que quer virar mulher também.

Parei pra pensar um pouco (coisa que acho que ele deixou de fazer há algum tempo) e fui procurar algum fundo de lógica nesse argumento. 

Eu desejar que uma mulher (ou um gay, um negro, um índio, um alienígena) seja tratado com respeito e com os mesmos direitos da lei como qualquer ser humano, me faz imediatamente querer ser um deles? Não necessariamente, mas com certeza mostra uma capacidade de ao menos me imaginar na pele dessa pessoa, o que na sociedade cada vez mais egoísta em que vivemos agora é tão raro que viro motivo de piada, de incompreensão e inconformismo.

Eu não virei feminista, não virei ativista gay, simplesmente uso o bom senso na minha vida. Não sou um exemplo de nada, ainda dou risada de piadas machistas e com fundo discriminatório, ainda mantenho minha assinatura da playboy e tudo mais. Eu só quero viver em um mundo menos hipócrita, mais igualitário, minimamente humano, onde não sejamos rotulados por sexo, raça (!?!?! somos todos da raça humana ainda desde a ultima vez que chequei) e qualquer outra forma que o dominante use pra se diferenciar e se manter no domínio. 

Mas parando pra pensar agora, talvez meu “amigo” esteja certo, eu quero mesmo ser uma mulher.... Se a missão de todos na terra é evoluir, o proximo passo é nascer mulher, ser capaz de carregar a vida em formação dentro de mim, carregar em meu ventre um universo em formação, andar sem cair daqueles saltos enormes. Se a humanidade se tornou tão machista desde sempre, com certeza foi por medo do poder e da superioridade feminina sobre nós homens. 

Nas palavras de George Carlin: Deus com certeza é homem porque se fosse mulher não teria deixado as coisas virarem essa zona... 

---
Para participar do Sexismo de cada dia, envie um email com a sua contribuição para subvertemos@gmail.com. Mais detalhes aqui.


6 comentários:

  1. Eu acho que a falta de consciência nas pessoas leva a falta de respeito ao próximo. As pessoas com seu ego inflado, caminham na vida com idéias de mais para si e menos aos outros, andam tão egoístas, que passam à ofender, criticar, jugar, e falar do próximo,sem parar para pensar a noite antes de dormir e se perguntar, e eu? Quem sou? É fácil ser assim quando alguém está ouvindo. Porque se isso acontece é porque alguém certamente está ouvindo o Fulano dizer. Gostaria que esses Sicranos, deveria levar um tombo da vida(TipoQuebrarACara), só assim para refletir e seguir novamente melhor (AssimEspero), só deste modo para esse povo alcançar a consciência, e começar a respeitar o próximo. Gostaria de viver em um mundo onde todos tem o respeito um aos outros.(NãoSeiSeVouEstarAquiParaVer).
    E na próxima encarnação (SeIssoRealmenteExiste), gostaria de nascer um cachorro, eles agem de coração, sem interesse algum, e sem ofender o próximo.

    Parabéns, ótimo post do anônimo e um bom desabafo.
    Sobre o Blog, Adorei, muito inteligente e sério, não é como os outros que tem por ai.

    #ApenasMinhaOpni@o.
    Ass: Anônimo.
    Souhomem|branco|hetero|NãoReligioso|OdeioFutebol. E daí? Quem se importa?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a lógica do machismo é mesmo muito falha e você captou muito bem: desde quando é preciso pertencer a uma minoria para entender e defender seus direitos? Eu mesma já falei sobre isso num post do ano passado, sobre homens feministas: http://subvertidas.blogspot.com.br/2012/05/homens-feministas.html

    Agora, só não entendi por que você não se considera feminista. Porque o único requisito para ser feminista é acreditar que as mulheres devem ter os mesmos direitos que os homens, e parece que você preenche esse requisito :)

    Outra coisa que fiquei pensando é sobre esta superioridade das mulheres que você fala no final. Pode te surpreender, mas essa não é uma bandeira do feminismo. A glorificação da mulher e seus 'poderes' reprodutivos em muitos casos serve para a manutenção de sua associação com a esfera doméstica e exclui mulheres que não querem ou não podem ter filhxs. Só queremos igualdade, e a liberdade de sermos tão boas ou tão ruins como os homens!

    Muito legal o depoimento, obrigada por compartilhar e por acompanhar o blog!

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida, adorei essa! E confirmou (vindo de um homem) algo que eu sinto na pele, sinto pelas colegas, mas que os colegas (os homens) deixam assim subentendido, de modo que nós mulheres não possamos reclamar tão "grosseiramente", só sutilmente, mas que dá vontade de jogar uma cadeira em cima do cidadão... O tal assédio no trabalho, parece que homem só consegue enxergar mulher como objeto (de decoração, de desejo, de sexo), sei lá do que, mas é algo assim, a impressão que se passa, e por favor, claro existem os bons colegas, mas é cada uma... Já estou escolada, pois trabalho num ambiente dominado por homens, mas outra dia uma colega nova (pobre desinformada) foi trabalhar com um vestido desses coladinhos e de uma cor clara. Passou o dia levantando cantadas, dos colegas, dos chefes dos clientes. Ouvi um atrevido passando pelo corredor, que parou em frente a colega apenas para espezinhar "Dra., a srta. está liiiiiiiiiinda hoje", puxando o "i" mesmo... A coitada vermelha abaixou a cabeça e murmurou "obrigada". Alguém poderia dizer que isto não é roupa para ambiente formal. Antes de colocar a culpa na vítima eu fico me questionando do porquê dessa da chatice toda, que é todos os dias, além de vestir-se adequadamente, pensar numa forma em que, minimamente (quem sabe que tipo de 'mente' nos cerca?) não pareçamos sedutoras (algum idiota possa achar que isso é dirigido), talvez atraentes (podem achar que queremos atrair), tudo isso ainda estando bonitas, afinal, beleza é essencial para as mulheres (registro a minha ironia). É muita barreira.

    ResponderExcluir
  4. Sabe que outro dia estava pensando sobre essa questão de empoderamento, e cheguei a uma conclusão que, embora avessa ao discurso de igualdade que buscamos entre os gêneros é um status quo vigente que não pode ser ignorado. Mulheres são sensuais. Homens são? Talvez, mas não se utilizam desse atributo. Mulheres sim, elas se perfumam, se decotam, avermelham a boca, e os homens ficam lá, simplesmente hipnotizados. Isto é um empoderamento. É o empoderamento que nos foi dado, pela natureza, pela sociedade, pelos homens, sei lá. Mas é um fato. Desde o mito de Eva, a queda do paraíso foi por causa de uma jogada de cabelo feminino que colocou tudo em perdição e dez entre dez mitos, e quase todas as narrativas envolvem uma história de amor que pode ser resumida em: um homem babando pelos seios de uma mulher. E essa sensualidade, esse empoderamento, é tão assustador para os homens que houve - e há - um esforço contínuo e massivo de repressão, diminuição e tomada de controle da mulher. Seja sedutora, linda, sensual, mas seja minha, só minha e não de quem quiser. Então o grande dado do seu post é: como assim o cara não vai conseguir trabalhar se tiver uma "gostosa", do lado dele? Homens deveriam se questionar que empoderamento absurdo é esse. E se questionar também sobre todos os esforços pra se livrar, para conter, controlar essa "dominação", que a cruzada de pernas feminina faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara,ser objeto sexual nunca é nem nunca será empoderador.Isso tudo que vc descreve nos é encucado desde a infância e este tipo de "poder" é que tem alimentado toda esta violência contra nós,em especial,a exploração sexual( pois é só para isso que servimos,não é verdadede?).

      Você é que deveria se questionar sobre a idéia que vc tem de feminilidade.Não somos a personificação dio sexo,sexualidade feminina não é mercadoria de troca.Nunca vamos ser vistas como seres-humanos capazes e competentes se nos orgulhamos de sermos vistas como obejtos de desepo,e nunca sermos donas do nosso desejo.E lhe pergunto: avançamos na política usando esse "poder"? esse "poder" dura para sempre ou só vale enquanto formos lindas e jovens? E o que dizer dos homens,que exrercem o poder até na velhice sem precisar recorrer a tais "recursos"? Será que a escravidão dos padrões de beleza pode ser visto como "poder e liberdade" da mulher? E oq ue dizer do descarte das mulheres que "já passaram da idade"? Realmente,o poder da b* é muito libettador...

      è lamentável ver mulheres tendo tal mentalidade...não hpá nada de "empoderamento absurdo" nisso,só a objetificação feminina sendo glamourizada para que nós mulheres aceitemos este papel decorativo.Revista feminina adora vir com estes papos pra cima da gente.

      Excluir
  5. "Eu não virei feminista, não virei ativista gay, simplesmente uso o bom senso na minha vida. Não sou um exemplo de nada, ainda dou risada de piadas machistas e com fundo discriminatório, ainda mantenho minha assinatura da playboy e tudo mais"

    Francamente,não acredito que um sujeito assim nos defenda ou nos veja como "superior"..para mim,está parecendo algu´pem que quer "ficar bem na fita".Um sujeito com tal perful,provavelmente nos encherga como objetos decorativos e tal qual nossa colega aí em cima,juntando como coro masculinista,acha que noso poder é o poder sexual.Nascemos sendo corpos desfrutáveis,ser desejada é mais "poderoso" do que desejar.Emsuma: objetos decorativos.

    ResponderExcluir