Poesia e pensamentos soltos


por Mazu



Eu não sou um homem

(Harold Norse, EUA, 1916-2009)
Eu não sou um homem, não consigo ganhar a vida, comprar coisas novas pra minha família.


Eu tenho espinhas e um pau pequeno.
Eu não sou um homem. Eu não gosto de futebol, boxe e carros.


Eu gosto de expressar meus sentimentos. Eu até gosto de colocar meu braço sobre os ombros de meus amigos.

Eu não sou um homem. Eu não vou jogar o papel que me foi atribuído – o papel criado pela Madison Avenue, pela Revista Playboy, Hollywood e por Oliver Cromwell.


Televisão não dita meu comportamento.
Eu não sou um homem. Uma vez quando atirei num esquilo eu jurei que nunca mais mataria de novo. Desisti da carne. Ver sangue me deixa doente.


Eu gosto de flores.
Eu não sou um homem. Fui preso por resistir ao recrutamento. Eu não brigo quando homens de verdade me batem e me chamam de bicha. Eu não gosto de violência.

Eu não sou um homem. Eu nunca estuprei uma mulher. Eu não odeio os negros.


Eu não fico emotivo quando agitam a bandeira. Eu não acho que deveria amar a América ou deixá-la. Eu acho que eu deveria rir dela.
Eu não sou um homem. Eu nunca tive gonorréia.
Eu não sou um homem. Playboy não é minha revista favorita.
Eu não sou um homem. Eu choro quando estou triste.
Eu não sou um homem. Eu não me sinto superior às mulheres.
Eu não sou um homem. Eu não uso suspensórios.
Eu não sou um homem. Eu escrevo poesia.
Eu não sou um homem. Eu medito sobre paz e amor.
Eu não sou um homem. Eu não quero te destruir.


São Francisco, 1972
(tradução de Jeff Vasques)
 
Lendo esta belíssima tradução feita pelo nosso compa Jeff, me peguei pensando em todo estereótipo que envolve o masculino.

A gente fala muito no blog do que é ser mulher em uma sociedade machista, mas o estereótipo do homem com H maiúsculo também não deve ser bolinho não. 

Obviamente, as mulheres sofrem mais discriminação e violência, mas, na real, ninguém é livre e ninguém pode ser. O machismo oprime a todos nós. 

Não ia ser massa, a gente em uma sociedade que respeitasse o que se tem de "masculino" e o que se tem de "feminino" em cada um? Ninguém é unidimensional, e isso que é o bonito da humanidade, né? Imagina o dia que a gente aceitar? Que lindeza que vai ser...

11 comentários:

  1. Eu sou um homem, nem todo homem consegue ganhar a vida, mas todo homem de verdade tenta ganhar a vida honestamente sem culpar os outros pelo seus fracassos. Eu sou homem e ainda bem que não tenho o pau pequeno, se fosse pequeno eu não seria menos homem, seria apenas menos feliz. Eu gosto de futebol, boxe e carros e sou homem, se gostasse de balé continuaria a ser um homem. Televisão não dita meu comportamento e eu sou um homem. Eu nunca atirei em um esquilo,(o bicho é bonitinho demais) já matei cobra, rato, barata e aranha, lagartixa eu não mato acho bonitinho também, e continuo sendo homem. Eu sou um homem e brigo por aquilo que eu acredito. Eu não gosto de violência, mas posso usar dela pra me defender e pra defender a quem eu amo se for meu último recurso.
    EU SOU UM HOMEM E NUNCA ESTUPREI UMA MULHER. Eu não odeio os negros e sou um homem.
    Eu sou um homem e amo a minha pátria e ainda bem que existem homens e mulheres dispostos a lutar por ela. Eu nunca tive gonorreia e sou um homem.
    Playboy não é minha revista favorita (tem muito Photoshop) e eu sou um homem.
    Eu choro quando estou triste (mas preciso de um motivo pra tamanha tristeza e prefiro chorar sozinho), eu não me sinto superior às mulheres, eu não uso suspensórios, eu medito sobre paz e amor, eu não quero te destruir e continuo sendo homem. Eu não escrevo poesia, não tenho esse talento. Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Camões escreviam e eram homens.
    Eu não repudio o masculino nem o feminino, mas sou um homem, há muito mais de masculino em mim do que feminino.
    Eu sou homem, não é errado ser homem, não é errado gostar de ser homem, eu não sou superior as mulheres, sou apenas diferente delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, tem uma coisa linda nisso aqui: é justamente porque esse homem do poema questiona lugares de homem, dizendo-se 'não homem', que você também pode questionar. imagina se você vivesse em um lugar, época, família que não te permitisse achar esquilo 'bonitinho' sob a ameaça de perder sua masculinidade? ao mesmo tempo, se você pode ser qualquer coisa e continuar sendo homem, o que é ser homem? masculino e feminino são construções, eles não existem, de fato. uma pessoa (homem ou mulher, cis ou trans) não precisa ser 'de verdade' para tentar 'ganhar a vida honestamente e não culpar os outros', precisa ser honestx e madurx. Não é errado ser o que quer que você seja, desde que seu princípio seja o do respeito pela vida. Não é errado gostar de ser o que quer que você seja - defendemos que as pessoas gostem de si mesmas e parem de comprar a infelicidade dos padrões vendidos pelas várias mídias.

      Excluir
  2. Eu não gosto do texto dele, pra mim é um discurso de ódio ao homem, relacionando o ser homem a ser violento, estuprador e alienado. Mas eu respeito o que
    esse não homem escreveu. E ainda bem que a pátria dele é os EUA, lá as pessoas podem falar o que pensam mesmo que algumas pessoas considerem o discurso odioso. Ele ri da pátria dele, mas só é realmente livre pra questioná-la justamente por ser cidadão dela, liberdade de expressão lá ainda é coisa séria.
    Eu quero a mesma liberdade que ele sim, quero ser livre pra defender meu ponto de vista do que é ser homem e do que é ser mulher, ou sobre outros assuntos, sem ser censurado ou preso por ser considerado sexista, homofóbico, ou qualquer outra coisa que se julga a verdade, a bondade e o progresso universal.
    Como eu disse homens não são melhores e nem piores que as mulheres, mas são diferentes, tem necessidades diferentes, negar essas diferenças é muito cruel
    tanto com os homens quanto com as mulheres.

    ResponderExcluir
  3. Ele também relaciona o ser homem a ser racista e odiar os negros, isso pra mim é particularmente doloroso, pois meu maior modelo de homem; meu pai, é negro. O texto é odioso na minha opinião, mas como disse é importante que as pessoas possam dizer o que pensam mesmo que seja odioso.

    ResponderExcluir
  4. Olha só, com todo respeito, acho que você está sendo um pouco literal demais. Ele faz uma crítica a um determinado estereótipo, não quer dizer que todos os homens são assim. Talvez, você tenha se ofendido com a generalização, né? Bem-vindo ao clube, é foda quando generalizam a gente, não é mesmo? Última coisa, preconceito é super diferente de ponto de vista.

    ResponderExcluir
  5. Eu interpreto o que ele escreveu, que para não ser alienado, racista, violento ou estuprador deve se negar o ser homem. Percebo que ele fez isso para contestar um papel que lhe oprimia, mas pra mim ele foi infeliz na forma e nas palavras que escolheu. A forma como ele coloca o papel masculino pra mim é preconceituosa e soa como um discurso de ódio, ele acusa todos os homens de crimes que alguns homens e algumas mulheres cometem.
    Concordo com vc que opinião e preconceito são coisas diferentes, opinião é direito inalienável do ser humano e jamais deve ser censurada ou criminalizada mesmo quando considerada por muitos como preconceituosa. É uma pena que hoje em dia as pessoas tenham se esquecido disso, e muitos estejam exigindo do Estado controle sobre a opinião alheia. Não é o controle da opinião que destrói o preconceito e a alienação. O maior inimigo do preconceito e da alienação é justamente a garantia da liberdade de se pensar diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só porque ele diz que não é homem? Qual é o problema de não ser homem?

      Excluir
  6. O problema não é ele dizer que não é homem, o problema é ele ter que dizer que não é homem para dizer que não comete um crime tão grave quanto o estupro, ou que tem de deixar de ser homem para não odiar negros, dentre outras coisas.
    Não há problema nenhum em não ser homem, não ser homem significa ser mulher, que é diferente de ser homem, mas é igualmente bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não ser homem não significa ser mulher. muito limitado seu pensamento, hein?

      Excluir
  7. Explique porque meu pensamento é limitado, por gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ser elegante:

      "E, pensando bem, ele não era um homem: era apenas um cabra ocupado em guardar as coisas dos outros." (Gracilianos Ramos, Vidas Secas)

      Excluir