Quero ver você, Marieta Severo!


por Tággidi Ribeiro


Em fevereiro deste ano, 2 revistas do grupo Abril estamparam fotos de capa lindas de 2 personalidades conhecidas e respeitadíssimas do meio artístico. Marieta Severo foi capa da LOLA Magazine. Chico Buarque foi capa da ALFA Homem. Chico e Marieta foram casados durante uns 30 anos e há mais ou menos 20 estão separados.

Acho que as imagens falam por si só, mas não custa chamar a atenção para algumas 'coisas': 


1) Vamos combinar, gente, que a Marieta Severo está MUITO mais jovem, bonita e desejável que o Chico Buarque (nas fotos, ao menos). No entanto, é ele que tem 'fama de galã'. Ela é a mulher que 'esculpe o próprio tempo'. Lemos nas entrelinhas: ele é desejável; ela tem de lidar com a idade. Chico Buarque e Marieta Severo devem ter a mesma idade, ali perto dos 70. Ele namora uma 'menina' de 28 anos; ela é casada com um homem que parece mais velho. Muita gente naturaliza isso: 'mulheres mais novas procuram homens mais velhos; homens querem sempre mulheres mais novas'. Eu só não dou o meu mindinho pra dizer que isso é cultural porque meu mindinho é muito precioso. Mas aposto que, vendo nas novelas, nos filmes, nas propagandas homens mais velhos com mulheres mais novas, muitos de nós passamos a crer que é assim, sempre foi e sempre será. Só que não. O que acontece é que pares românticos como Antonio Fagundes e Camila Pitanga, José Mayer e Taís Araújo vão ensinando às meninas e mulheres quais homens podem ser seus parceiros; e um Tarcísio Meira com quase 80 anos fazendo o garanhão e ficando com Ângela Vieira, Glória Pires e Camila Pitanga (!) numa mesma produção ensinam até quando um homem pode ser sexualmente desejável. O mesmo tratamento a mídia não dá às mulheres com mais de 60 anos. Por isso, os homens em geral não as veem como possíveis parceiras sexuais ou afetivas. E, no geral, pensamos que elas já passaram da idade de serem sexualmente desejáveis.

2) Também acho interessante os nomes das revistas e as formas de se venderem. LOLA, para as mulheres, me remete a uma Lolita que cresceu - lembra o tempo. A revista se diz 'instigante, irreverente, inovadora', feita para 'uma mulher que não tem tempo a perder' (bingo!). E quem é que tem? ALFA, para os homens, remete a poder. 'Inteligência; atitude; elegância; boa vida' têm/querem os homens, segundo a revista. E quem disse que as mulheres não querem? Que diferença no trato, não?

3) Claro que tanto a foto do Chico quanto a da Marieta possuem tratamento de imagem. As revistas não vivem mais sem photoshop, é fato. Mas como eu queria ver a Marieta Severo na foto de capa sem esse tratamento de imagem que a deixa com uma pele que, todo mundo sabe, é de mentira! Como eu queria ver as rugas de uma mulher serem tratadas com o mesmo respeito que as rugas dos homens! Mas não: toda vez que as mulheres aparecem, assim como o Chico Buarque, flácidas, enrugadas, velhas é num contexto desrespeitoso. A beleza da idade, das marcas, pode existir tanto para homens quanto para mulheres. Não só os homens são lindos sem botox, mostrando as marcas do tempo.

Beleza com marcas de expressão, olheiras, bigode chinês, poros abertos, flacidez.
Sem botox. As mulheres também podem.

Né, Simone?

13 comentários:

  1. Amei o post, Tággidi, parabéns! Gostei muito de você ter citado o padrão duplo com relação à idade - como os homens são considerados atraentes e "garanhões" na mídia por muito mais tempo. Não assisto novela, mas acho que não existem muitos casos de pares com a mulher sendo mais velha, ou existem? Na vida real, celebridades são ridicularizadas por namorarem homens mais jovens, como a Marília Gabriela, Suzana Vieira e Ana Maria Braga.

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito, mas o tempo é mais generoso com os homens do que com as mulheres. Diferenças entre os sexos existem, vocês vão ter que viver com isso...

    ResponderExcluir
  3. Soluções feministas: obrigar homens a não gostarem de mulheres jovens e obrigar mulheres normais a não se relacionarem com homens mais velhos. Um autoritarismo assustador.

    ResponderExcluir
  4. Considerando que a segunda onda feminista é da década de 60/70, existem feministas que não são tão jovens... assim como existem homens, de todas as idades, que são feministas. Afinal, feminismo não é o contrário de machismo e sim a luta por igualdade.

    ResponderExcluir
  5. Sandra Seabra Moreira05/07/2012, 17:07

    E cabelos grisalhos? É charme nos os homens e sinal de descuido e relaxo nas mulheres. Pois há seis anos sem uma gota de tinta, e com o cabelo cada vez mais grisalho, me sinto linda.
    Fui numa festa de formatura dia desses. As mulheres estranham o modelito "meu cabelo é assim", e uma até me perguntou: "ai, você num passa nada no cabelo?". Eu respondi: "pra quê?". Claro, isso é uma opção individual e eu não quero dizer que todas as mulheres devam deixar de pintar o cabelo. Mas o triste é o reverso: você ser OBRIGADA a pintar.
    O bom, bom mesmo da festa foi perceber a curiosidade dos homens em relação ao meu cabelo. Juro, fez sucesso. Tem, sim, esse lance de autenticidade, que muitas pessoas curtem. Por outro lado, não pintar o cabelo exige cuidado para manter um semblante mais saudável, com menos olheiras, ou seja, muita água e horas de sono. A Vida é bela!

    ResponderExcluir
  6. Sim, cabelos grisalhos são outro padrão duplo! Outro dia mesmo li um artigo sobre uma mulher que foi demitida por se recusar a pintar o cabelo. Por outro lado, celebridades como Lady Gaga e Kelly Osbourne pintam os cabelos de grisalho como moda:

    http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2011/jul/11/grey-hair-glad

    ResponderExcluir
  7. Roberta, me lembro de uma novela antiga que trazia a Vera Holtz e o Guilherme Leme como casal - ele era stripper. Fora da tv, eles acabaram de fato namorando (http://www.terra.com.br/istoegente/edicoes/495/artigo127347-1.htm). Numa produção mais recente, Fernanda Montenegro se envolvia com um rapaz mais jovem, garoto de programa. A televisão, feita por homens, diz que homens mais novos só podem estar com mulheres mais velhas por dinheiro. A realidade, sabemos, é bem diversa.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ver uma reportagem sobre a novela Estrela-Guia que passou na Globo em 2001. Não vi a novela na época, mas parece que a Sandy, então com recém-completados 18 anos (e cara de 15), fazia par romântico com o Guilherme Fontes, na época com 34 (e cara de 40). Cara, que nojento!

    ResponderExcluir
  9. Esses dias atrás vi esse par, Rô. A televisão faz isso, na minha opinião, com toda noção daquilo que provoca. A ideia é manter as meninas (as ninfetas) à disposição dos marmanjos.

    ResponderExcluir
  10. Para Anônimo das 13:24

    As diferenças dentre os sexos existem a nível físico se tratando de biologia e a nível cultural se tratando de formar em que homens e mulheres são tratados.
    Véi na boa, vê-se que vc não sabe NADA de mulher,kkk.
    Vai dizer que acabadões como: Charlie Sheen, Val Kilmer, etc e lindas e joviais como: Demi Moore, Monica Belucci, Diane Keaton, etc, não são exemplos que NÃO é o fato da pessoa ser homem ou ser mulher que vai influir se será jovem ou não.
    Acho que vc NÃO é muito chegado na fruta. Que tal sair do armário querido?


    Sawl

    ResponderExcluir
  11. Para Wat das 17:24

    Não são soluções feministas. NINGUÉM quer OBRIGAR "homens a não gostarem de mulheres jovens e obrigar mulheres normais a não se relacionarem com homens mais velhos".
    E qual o problema de um homem gostar de mulher da mesma idade ou até mais velha? Tem caras que são MUITO mais machos com mulheres mais velhas e outros tentam esconder algo que tem medo e por isso se envolvem com mulheres mais novas.
    O errado não é homem se ennvolver com mulher mais nova, o errado é a OBRIGAÇÃO!
    Sou uma mulher jovem de 23 anos e meu namorado tem 20. NUNCA me interesserei por coroas e não acho errado mulheres da minha idade se interessar, mas, me OBRIGAR a isso, fala sério estamos no século XXI véi!
    Seu mimimi machista é digno de pena! Mostra que vc não passa de um homenzinho que não sabe NADDA de mulher.
    Autoritarismo assustador é um coronel do interior "comprar" uma menina de 16 anos porque ele aos 70 acha que mulher de 40 é velha!
    Não fale de autoritarismo poque vocês que são MACHISTAS sabem disso muito bem e sempre se beneficiaram. Vocês sempre imporam suas "regras" deixando tanto mulheres quanto homens infelizes.
    Mulheres e homens são diferentes no sentido biológico e DEVERIAM ser iguais no sentido de direitos e deveres. Pena que ignorantes como vc não entendem isso!
    Volta pra escola, porque vc é um analfabeto funcional. E tenta sair do armário, viu, assim vc será mais feliz.


    Sawl

    ResponderExcluir
  12. Fato.
    Chico Buarque tá acabadão e Marieta Severo tá LINDA!!!
    Homem que negar isso NÃO é chegado na fruta.kkk

    ResponderExcluir
  13. Legal, mas concordo em partes.
    Em relação a beleza natural, o problema o ocorre até mesmo com as mulheres. Pois mulheres são muito mais exigentes do que homens.

    ResponderExcluir