Nicoles e Sabrinas, Giseles e Grazis

por Tággidi Ribeiro


Esses dias me vi 'obrigada' a explicar a seguinte frase: "Eu gosto dessas meninas. Da Sabrina Sato, da Nicole Bahls." Pois é. Eu falei isso. E, sim, eu gosto dessas meninas. Já me peguei rindo delas, de suas bobagens, da falta de papas na língua, de sua rudeza. Tem uma coisa crua nelas que me é familiar e me faz simpatizar com elas. Acho que também sinto empatia por elas porque sei que são mulheres não respeitadas. São as típicas mulheres pelas quais os homens babam e as meninas gritam no recalque - e vão, namorados, maldizer a vulgaridade das 'mulheres que não se dão ao respeito', das piranhas, vagabundas, putas. 

Uma informação necessária: eu também já as chamei assim e não foi o feminismo que me 'salvou' de vê-las dessa forma; foi, antes mesmo de entrar em contato com o feminismo, a percepção de que, em algum momento de nossas vidas, todas nós somos putas. Putas porque traímos o namorado ou ficamos com o namorado de outra, porque aparecemos com uma saia curta demais, tiramos uma ótima nota, fomos antipáticas, porque usamos argumentos pertinentes em uma discussão ou porque simplesmente não foram com a nossa cara... Em algum momento, por um período breve ou nem tanto de nossas vidas, seremos chamadas de 'puta, vaca, piranha' (nos dirão isso na cara ou não). Acho que, a partir do momento em que entendi isso, eu passei a olhar para as mulheres, sobretudo para essas que eu achincalhava ou que eu via serem achincalhadas, de outra forma. E, claro, não pude deixar de comparar essa facilidade do ódio dirigido às mulheres à simpatia ou 'neutralidade' que eram dedicadas aos homens. Os comportamentos que geram o vilipêndio às mulheres são aceitos com naturalidade se são os homens que os protagonizam.

Verdade, verdade... quando odiamos os homens? Existe ódio aos homens correlato ao ódio que sentimos pelas mulheres (cotidiano, fácil e visceral)? Se existe, porque esse sentimento não se verifica na língua? Quer dizer: porque todo e qualquer xingamento dirigido a um homem parece fraco demais, parece nunca atingi-lo de fato? Dê uma olhada no vídeo abaixo, a partir do minuto 7:15.


Esteja claro que não defendo que passemos a dispensar ao homem o mesmo ódio que dispensamos às mulheres. Imagina! A ideia do feminismo não é rebaixar o homem à mulher (que, sim, ainda é vista como inferior) e sim elevar a mulher ao homem, igualá-los naquilo o mais importante: o estatuto de ser humano. E é justamente aqui que entram as Nicoles e Sabrinas da vida, as que não se dão ao respeito, as putas (e, por extensão, todas as mulheres) - porque é como se elas precisassem (nós precisássemos) de algumas 'qualidades' para alcançar esse estatuto. Elas não são seres humanos a priori (não nos enganemos - não somos). 

Como contraponto a essas mulheres minoradas, há um discurso, um comportamento e uma imagem do que seria a mulher de 'valor'. Na mídia, elas são, por exemplo, Gisele Bündchen e Grazi Massafera, ambas casadas e mães, mulheres discretas, sem arroubos, sensuais em certa medida, lindas. Nós não a chamaríamos de vulgares, mesmo que sejam retratadas seminuas ou usem vestidos provocantes. Nós não diríamos que são burras, ainda que seus discursos sejam vazios. Elas são as 'mulheres que se dão ao respeito', não meros objetos sexuais... Nós não vilipendiamos essas mulheres, elas nos são simpáticas ou 'neutras'. Elas chegam bem perto daquilo que os homens são, com a diferença, salutar, de que homens não precisam casar, ser pais, discretos, algo sensuais, lindos... para serem objeto do nosso afeto e respeito. A outra diferença é que, mulheres que são, Gisele e Grazi a qualquer momento podem tornar-se alvo das bocas do inferno.

É interessante perceber que 'ideologicamente' não há diferenças entre Nicoles, Sabrinas, Giseles e Grazis, pois todas se inserem em lugares esperados para as mulheres. As primeiras são as putas (as fáceis, as indignas, as pra trepar), as outras são as santas (as honestas, as direitas, as pra casar). Esses lugares são lugares de mercado: cada uma delas vende artigos diversos para classes diversas. As primeiras, para classes mais populares; as outras, para classes mais abastadas. Esses lugares também são lugares demarcados culturalmente, corporalmente, nas falas e nas formas. Nicoles e Sabrinas falam 'errado' e seus corpos são musculosos; Giseles e Grazis falam 'certo' e seus corpos são delgados. Nicoles, Sabrinas, Giseles e Grazis são produtos pensados e nós, de uma forma ou de outra, no elogio ou no insulto, os compramos - enquanto sem perceber valoramos as mulheres a partir de uma identificação classista.

Mas, pera lá, se elas estão aí para a manutenção do status quo feminino, dentro de uma divisão de classes, do trabalho e da beleza feita por homens e para homens, porque não deveriam ser, todas, alvo? Simples: porque o alvo deve ser a indústria que as produz, e toda a cultura de uso da mulher - o alvo é sempre o patriarcado.

Para fechar a minha explicação, que começou laaaaá em cima: gosto de Nicoles e Sabrinas porque as vejo não como 'as vagabundas que estão atrás de dinheiro fácil', mas como sujeitos contingenciados pela história, como todos nós: por uma história de milênios de opressão da figura feminina (sobretudo dessa figura associada tão instantaneamente ao sexo); por uma história que sempre 'conspurcou' uma determinada parcela de mulheres para que ocupassem 'o pior lugar', o lugar indefensável, o da mulher 'desonrada', o da prostituta; por uma história de vida que eu não sei qual é, que pode ter sido feliz ou triste, mas na qual certamente também encontram-se os encadeamentos que as levaram a ser 'celebridades' e a ser esse tipo específico de celebridade. O simples fato de permitir ao outro uma história o humaniza - e isso mata em mim o ódio que mataria (ainda que apenas verbalmente) o outro.

Por fim, acho que nós mulheres não podemos nos furtar a pensar o quanto a exacerbação da sexualidade nos corpos de Nicoles e Sabrinas irritam a nossa própria sexualidade. O que quero dizer: assim como muitos homens homofóbicos desejam secretamente os corpos de outros homens, na nossa raiva voltada a esses corpos de mulheres não estaria também o nosso desejo?

6 comentários:

  1. Sabrina, Nicole, Gisele, Grazi são todas mulheres vistas dentro de seus lugares estabelecidos (de puta ou de mãe) e, sobretudo, valorizadas porque não cometem a insensatez de serem feias.

    Mas tenho certeza absoluta que não se resumem a isso. Já vi declarações muito sensatas da Sabrina Sato, por exemplo, muito consciente de que interpreta um personagem e que sua interioridade vai além de ser só uma gostosona.

    Confesso: adoro o fato de Grazi, Gisele e Sabrina serem riquíssimas, algumas até mais milionárias do que seus maridos milionários... Quem é mesmo que paga as contas????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso aí, Thaís: para o patriarcado, é mortal ser feia (toda feia vira muito rapidamente uma 'vaca, puta', inclusive. é só a gente que percebe esse ódio inconcebível?

      quanto às interioridades: já escrevemos (eu e você) sobre a Marilyn e sua imensa tristeza de ser só a casca, para os outros...

      Excluir
  2. Essa semana saiu uma entrevista com a chatonilda a Marina Ruy barbosa, dizendo que mulher rodada não encontrar um cara "bacana".. Eu fiquei puta, como uma menina, nascida no fim dos anos 90 pensa assim.. Ai hoje a linda da Nana Gouveia vem a público falar que ela foi machista.. amo..

    http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/06/nana-gouvea-rebate-marina-ruy-barbosa-garotinha-mimada.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sabia que essa moça existia: normal, são 7 bilhões de pessoas. É uma criança que não sabe o que fala, não teve criação decente, pelo visto. O maior problema é a FOLHA dar espaço pra ela, e ainda dizer que ela 'ensina' algo. Quer dizer: sabemos que a FOLHA machista e reaça vai fazer isso, né? Podem existir mil Marinas assim, mas existem também os contrapontos, as pequenas grandes feministas - que estão nas redes sociais, nos blogs, nas ruas, nas Marchas das Vadias e não ganham destaque na FOLHA.

      Excluir
  3. Claro, agora ninguém mais é responsável pelas decisões de suas próprias vidas, somos um bando de coitados. Acho que vou culpar o capeta se eu me corromper algum dia. Homens são culpados porque oferecem facilidades e as putas são culpadas porque aceitam. Ainda prefiro que, perante "oportunidades" as decisões sejam conscientes para que a culpa recaia sobre nós mesmos ao invés de terceiros. Vejo como sinônimo putas, modelos e atrizes. Indistintamente! Existem sim atrizes, modelos e mulheres de verdade mas são raridade. Se quiser exemplos é só pedir. Afinal, quem precisa de uma Madre Teresa ou de um Sâo Francisco em um planeta tão cheio de "inocentes" sem opções.

    ResponderExcluir
  4. ahhh sim esse aqui é um blog de puta desconfiada que precisa ficar moderando para aceitar apenas os posts que concordam 100% com a opinião da vagabunda. Perdi meu tempo.

    ResponderExcluir