Gu Kailai e o pecado original tudo de novo...



por Mazu


Nada mais parecido com um machista
de direita que um machista de esquerda
Este post não tem intenção nenhuma de defender ou atacar  determinados regimes políticos, nem responder ou solucionar qualquer crise. Faço somente uma observação, baseada em notícias de jornal, sobre a situação do Partido Comunista Chinês (PCCh) e a crise do atual regime na China. O objetivo maior deste texto é comentar o relatório do partido sobre a expulsão de Bo Xilai, um dos grandes quadros do partido. O mencionado relatório afirma que a culpa das atitudes corruptas de Xilai são, na verdade, da mulher dele, Gu Kailai.

Um pouquinho de contexto e cautela nunca fizeram mal a ninguém

Vou resumir a história que o Ocidente tem contado sobre a crise política chinesa, e eu sei o quanto isso é problemático. O negócio é que, aparentemente, depois que tudo estourou, a censura internética na China foi de "mencione a 'revolução cultural' e seu site/perfil será tirado do ar" para "mencione 'política' e receba uma visita da polícia na sua casa". Exageros à parte, tenho tentado falar com amigo que estuda lá para saber como ele está sentido a tal crise e ainda não consegui, quando rolar, publico nos comentários.

Em julho de 2010, Bo Xilai foi um dos protagonistas de uma mega-operação contra a corrupção na China que culminou, entre outras coisas, na execução de um ex-comandante da Polícia, Wen Qiang, acusado de aceitar suborno e proteger mafiosos. Segundo a Folha, alguns analistas consideraram isso um "esforço ensaiado" para crescer no cenário político, especialmente porque, na época, Bo Xilai ocupava um ministério não relacionado diretamente com o combate à corrupção.

A história de Bo Xilai no partido comunista é notória, ele já era uma liderança do partido na juventude. Teria passado cinco anos preso por pertencer a uma família de intelectuais, durante a Revolução Cultural. Filho de Bo Ybo, líder do PCCh e camarada de Mao Tsé-Tung, as ações de Xilai no partido sempre demonstraram o quanto ele defendia a volta do maoísmo, por isso foi apelidado de "vermelho".

Em março deste ano, Wang Lijun, ex-chefe de polícia de Bo Xilai, então prefeito de Chongqing, uma metrópole chinesa de 31 milhões de habitantes aproximadamente, foi destituído do cargo por corrupção. Ele teria procurado asilo político na Embaixada dos EUA, ocasião em que teria delatado "aos inimigos do regime" o envolvimento de Bo Xilai e sua esposa, Gu Kailai, em vários esquemas de corrupção e no assassinato do empresário expatriado britânico, Neil Heywood.

Família Bo
Então, em agosto deste ano, Gu confessou ter envenenado o empresário porque ele teria ameaçado o filho dela, Bo Guagua. Depois da confissão, Gu foi condenada à pena de morte suspensa (que é uma prisão perpétua desde que mantido o bom comportamento). O ex-chefe de polícia, considerado um traidor pelos membros do PCCh, teve pena de 15 anos apenas por ter se entregado às autoridades.

Na sexta-feira, 28/9/12, Bo Xilai foi expulso do Partido Comunista Chinês por acobertar o assassinato do empresário britânico, aceitar suborno, enquanto Ministro do Comércio, e manter relações sexuais impróprias com várias mulheres. Com sua expulsão do partido, ele perde sua imunidade e será entregue à justiça comum.

Ontem, começou a rolar umas notícias, aquelas com fontes internas e misteriosas, enfim. E essas fontes secretas - dentro do Partido Comunista chinês - afirmaram que o relatório interno do partido sobre a  expulsão de Bo Xilai colocava toda a culpa em Gu Kailai. Ela e sua ambição desmedida por dinheiro e poder teriam sido o motivo da derrocada de Xilai. Segundo as tais fontes misteriosas, ela também teria obrigado Xilai a promover Lijun dentro da polícia. 

Olha só, o cara aceitou propinas, subornos e fez tudo o que fez por pressão da mulher. Alguém aí, levanta a mão se já escutou alguma coisa parecida na história da humanidade antes!

Jackie Kennedy da China

Gu Kailai
Gu é quase sempre descrita como brilhante e ambiciosa. Formou-se em direito em uma importante universidade chinesa, ainda jovem criou sua própria firma e teve algumas grandes vitórias no direito corporativo que chamaram a atenção. Publicou um livro com um nome do tipo "Como ganhar ações contra empresas norte-americanas".

Depois de conhecer e se casar com Xilai, ela fechou sua firma. Muitos dizem em um momento de ápice e muito entusiasmo profissional. A explicação seria o cargo público do marido, ela teria fechado a firma para evitar conflitos de interesse e acusações de favorecimento. Ficava lendo em casa, era o que diziam.

A história do assassinato de Heywood por Gu é muito mal contada. Quer dizer, é contada de diversas formas diferentes, na verdade. Para começar, ninguém desconfiou de assassinato até Lijun abrir a boca. É, pois é.

Bo filho e Bo pai
Enfim, li a Folha, The Guardian, Times e blogueiros independentes e todos têm uma versão diferente. Ela, Gu Kailai, afirmou, durante seu julgamento, que o empresário teria ameaçado seu filho e, consequentemente, em um surto psicótico, ela o envenenou. Contudo, existem várias teorias: alguns dizem que o garoto de 24 anos é um playboy festeiro em Harvard (teria entrado lá com ajuda de Heywood, inclusive). E nessas aventuras da vida universitária teria ouvido de Heywood "me dê 13 milhões ou eu vou te destruir". Outros dizem que Gu e Heywood eram amantes. Quase todos falam de um conflito de interesse econômico entre Gu e Heywood, ninguém específica bem a natureza do negócio, contudo.

Por sua vez, Bo Guagua, o filho, fez um testemunho morno no caso da mãe e uma defesa pública veemente, em diversos meios, de seu pai. Vai vendo. Para mamãe "os fatos falarão por si mesmos", para papai: "o pai que eu conheço é reto em suas crenças e devoto às obrigações".

Complexo de Eva

Jian Quing, companheira de Mao
Como eu disse no começo, não temos a menor condição de entender muito bem os fatos do que os especialistas estão chamando de "maior crise política na China depois de 1989". Sinto, contudo, que o complexo de Eva e do pecado original se repete. A gente pode lembrar, por exemplo, que a esposa de Mao Tsé-Tung foi condenada pelos excessos da revolução. Então, Mao = herói, esposa = condenada. Perceba.

Em outro lugar, em outro momento, Bill Clinton mentiu em juízo e todo mundo acha que o problema da vida dele foi transar com a estagiária. Estagiária, por sinal, que andava desempregada até esses tempos, quando decidiu voltar a falar de um assunto que não a abandona e vai ganhar aí uma boladinha. Bill, não, lavou ficou novo, e sua carreira como consultor sempre foi e continua muito bem, obrigada. Na real, dá para fazer uma lista bem extensa de todas as vezes que uma mulher foi a justificativa ou explicação de um erro de uma grande personagem histórica masculina. Mas quem tem todo esse tempo?

Eu insisto, não dá para dizermos que tipo de pessoas são Gu Kailai e Bo Xilai. Aparentemente, são criminosas e corruptas. Mas tudo é sempre tão obscuro quando se fala em um sistema político tão fechado.

Crucificar Gu, unicamente, poderia ser um jeito de minimizar a culpa e salvaguardar a imagem de um dos mais proeminentes membros do Partido Comunista que, até a erupção dos escândalos, estava cotado para integrar o Conselho Central do partido. Alguns diriam que Bo Xilai chegaria a presidente. 

Culpar a ambição e o consumismo feminino da esposa também poderia ser um jeito de não falar da crise interna do PCCh que, mesmo com todo secretismo do partido, vem vindo cada vez mais à tona. Alguns colunistas dizem que o PCCh tem várias facções e que as brigas internas andam implodindo o partido. Existem inúmeros defensores de Xilai, maoístas ferrenhos, dizendo que tudo é um grande esquema para manter Xilai e o maoísmo fora do poder. Um monte de gente vem falando em outra revolução cultural, o que economicamente seria uma tragédia (inclusive para o Brasil, vide  BRICS e tudo mais). 

E esse é justamente o problema: são muitos fatores de ordem política e social para serem escondidos e explicados tão somente pela suposta ambição de Gu Kailai.

Cara, não é possível que este argumento cole. Será? Será que vai ter gente achando mesmo que todos os subornos, todos os crimes e, consequentemente, os problemas do sistema político que tais crimes apontam, se devem ao fato da Gu Kailai gostar de dinheiro? Cara, na boa, espero que não.

É engraçado que, quando um político vai bem e faz coisas legais, ninguém dá os créditos para a sua companheira. Agora quando os caras erram, uh, tem sempre uma mulher para mal encaminhá-los. Ah, tá, claro. Pobrezinhos.

Bora abandonar isso, né?A gente atrai gente parecida com a gente, oras. Nunca vi urubu voando com beija-flor. 

No nosso ordenamento jurídico respondem pelo crime o mandante e o executor, a não ser que haja coação. E se o Xilai foi coagido pela mulher por tantos anos e tantos feitos corruptos, ia ser legal ele provar e explicar bem explicadinho, porque a carta da "esposa interesseira" não vai dar conta de explicar toda a sua fortuna, nem a boa vida do filhão. 


Referências:
Folha Mundo, The Guardian, Terra, Times Magazine,
Execução do comandante da polícia:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/763135-china-executa-principal-acusado-em-processo-contra-mafia-de-chongqing.shtml
Envolvimento do chefe de polícia de Bo
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1056677-na-china-partido-comunista-discute-economia-e-reforma-penal.shtml
setembro de 2012, expulsão de Bo
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1161428-pc-chines-festeja-unido-um-dia-depois-de-expulsar-figurao.shtml
história familiar de BO
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1062154-destituicao-de-autoridade-do-pc-abre-crise-politica-na-china.shtml
Sobre Gu
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1075011-mulher-de-dirigente-acusada-de-assassinato-e-jackie-kennedy-chinesa.shtml



4 comentários:

  1. Má, não entendo sobre o assunto, mas o texto está super bem pesquisado e bem argumentado. Muito bom! É muita polivalência das Subvertidas, né? De mídia popular a crise política da China! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, Mazu!!! Somos bode expiatório dos pecados masculinos...

    ResponderExcluir
  3. brigada, flor. É, aparentemente, é tudo culpa nossa. Menos as coisas boas, é claro.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Ro. Esse foi um dos textos q eu mais gostei de fazer. Não consegui falar com o Júnior ainda. Peninha.

    ResponderExcluir