Visibilidade, conscientização & anedotas

por Roberta Gregoli

Não deu na Globo, mas estamos aqui
Esta semana tenho pensado muito na ignorância que paira sobre diversos assuntos relacionados ao feminismo. E digo ignorância no sentido mais neutro da palavra: o quanto as pessoas ignoram fatos e argumentos que, para quem está mais ligad@ nessas discussões, são considerados básicos. Neste e neste post comentei alguns pontos básicos sobre o aborto e a Bárbara e a Mazu já falaram um pouco da história do feminismo e das mulheres. A Tággidi e eu já discutimos o papel da mídia no que é, para todos os efeitos, o apagamento da perspectiva feminista (e, em muitos casos, simplesmente feminina). Este apagamento tem uma série de consequências para além do debate absolutamente rudimentar em torno dessas questões, a começar pela invisibilidade do próprio movimento - quantos não acham que não existe mais feminismo no mundo? Só porque a Globo não noticia não quer dizer que não exista.

Globo, aquela que acaba de promover violência doméstica no horário de maior audiência, na novela mais popular dos últimos tempos. Nem os 6 anos de Lei Maria da Penha e toda a visibilidade da lei servem para mudar esta mentalidade que é, agora no pior sentido da palavra, ignorante.

Violência doméstica em horário nobre
Graças aos céus pelas mídias alternativas, que dão voz a nós, mer@s mortais sem conexões no mundo midiático nem famílias quatrocentonas. Fico muito contente de ver vári@s amig@s compartilhando comigo notícias, charges e vídeos. Não ligo que pensem "na amiga feminista" antes de pensarem "como o machismo é injusto": algo que antes passaria despercebido já não passa mais. O passar despercebido é justamente o que faz persistir um dos maiores mitos do patriarcado, segundo o qual o machismo não existe, sexismo é coisa do passado, feministas estão procurando pelo em ovo, a desqualificação do movimento, enfim. A conscientização, então, tem um papel fundamental porque é o primeiro passo para a revisão de comportamentos e valores e, com sorte, o primeiro passo para a mudança.

Pessoalmente, a minha conscientização se deu muito através de choques culturais, que me fizeram entender outras concepções do aceitável, e forçosamente levaram ao questionamento da minha cultura original. Fora o Brasil, a Inglaterra é o quarto país em que já morei e foram muitas as histórias de choque cultural com relação a gênero. Algumas engraçadas, outras preocupantes, mas todas elucidativas. 

Tocar alguém sem consentimento é assédio
Morei na Nova Zelândia por um ano num intercâmbio de graduação entre a Unicamp e a Universidade de Auckland e essa experiência foi marcante por ter sido a primeira vez que morei no exterior. Lá tinha contato com um brasileiro que a certa altura me contou que havia sido expulso de uma boate por "desrespeitar as mulheres" (a justificativa dada pelo segurança que o expulsou). Eu perguntei, nossa, o que ele tinha feito. Ele disse que o mesmo que fazia no Brasil, ou seja, nada demais. Mas aí está o ponto da questão: o que é aceitável no Brasil (nesse caso, confrontar mulheres numa boate com cantadas diretas e, dependendo do ponto de vista, agressivas), lá era desrespeito. A melhor parte da história vem depois, quando ele, estudante de classe alta de São Paulo, acima da lei, foi bater boca com o segurança, mas se esqueceu que lá era só um imigrante de segunda categoria e levou um murro na fuça.

Também me lembro de carregar um mochilão pesadíssimo ao lado de um amigo alemão que, mesmo de mãos abanando, não se ofereceu para me ajudar. Na época achei estranho, mas hoje entendo o quanto no Brasil a educação das meninas é ainda baseada fortemente em ideias de fraqueza e fragilidade. Hoje entendo que, por me considerar uma igual, ele não achou que eu precisasse de ajuda, assim como ele não ofereceria para um amigo homem naquela situação. Em resumo, ele não menosprezou a minha força física.

Eu não sou cachorro,
não assobie para mim
Ainda na Nova Zelândia, no começo achava que não era considerada atraente porque os homens não mexiam comigo na rua. Um ano depois, ao desembarcar de volta na América Latina, me lembro de como eram invasivos os olhares e as cantadas desrespeitosas nas ruas de Buenos Aires. Aprendemos que ser apreciada é ser assediada e isso simplesmente não está certo.

Assédio de rua
A partir de hoje está no ar uma seção nova chamada 'Blogs feministas', logo abaixo à direita. Assim ajudamos a divulgar espaços de ideias alternativas à mídia tradicional, já que nela somos invisíveis.

2 comentários:

  1. Certo,mas tem um detalhe que nós brasileira não sabemos ou fingimos não saber: no Primiero Mundo pode ter igualdade,mas os homens compensam escravizando mulhers do Terceiro Mundo.Não se esqueçam que eles criam demanda para tráfico de mulheres e muitos países industrializadas legalizaram aprostituição,a Nova Zelândia e a Alemanha estão entre eles.
    Então,sempre que leio "maravilhas de igualdade de gênero" vinda desses países,me dá um nó forte no estômago e não é sinal de igualdade plena para as mulheres nos países citados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo ponto! E a verdade é que mesmo nesses países não há igualdade de gênero, não importa qual indicador você considere (mulheres na política, no meio empresarial, maiores riquezas, etc).

      Excluir