O caso de Fallon Fox

por Mazu


Fallon Fox
Esta semana, resolvi fazer entrevistas por esse mundão a fora. Tudo porque resolvi falar de um assunto que anda me fazendo pensar e coçar o cabeção há alguns dias. Fallon Fox!

Fallon Fox é uma lutadora de MMA que passou pela cirurgia de mudança de sexo. Lá por meados de abril, ela recebeu autorização para lutar num campeonato feminino na Flórida. Isso causou altos bafafás e teve até lutador do UFC suspenso por destilar preconceito em vídeo.

Antes e depois de Fallon Fox
O motivo de tanto barulho é o mesmo que me deixou cheia de dúvidas e me dividiu. Mesmo que algumas pessoas tenham a opinião de que a diferença de força física entre homens e mulheres é socialmente construída, ainda tem muita gente que afirma que a parada é biológica mesmo. Eu, com o pouco de experiência que tenho em treino, posso afirmar que nunca fui páreo para homens do meu peso, até alguns menores e mais novos costumavam me derrubar com certa facilidade. Será social, comigo? Logo eu toda feminista e tals? Não sei.

Mas por que estou falando de diferença entre homens e mulheres, se a Fallon não é homem, agora ela é mulher, certo? Legalmente e biologicamente. Então, ela perdeu a chamada "força masculina"? Sua composição física é igual a das outras lutadoras? Seria ela menos ou mais forte que algumas lutadoras que se entopem de hormônio masculino? Aqui, dá para ler a opinião de várias lutadoras diferentes.


Ronda Rousey, a primeira mulher campeã do UFC e atleta de artes marciais desde a infância, acha que Fox teria uma vantagem por ter passado a puberdade como homem, período em que teria adquirido a densidade óssea de um homem.

Como a gente pode ver, é complicado. Agora ela é uma mulher e tem os direitos que todas nós temos. Mas, vamos supor que eu fosse uma lutadora, eu não sei se me sentiria confortável e respeitada em enfrentá-la. Estou sendo super sincera aqui. E por essa divisão, confusão e tals, que fui pedir ajuda aos amigos de várias áreas, falei com militantes, médicos, treinadores e abaixo, trago algumas das respostas que recebi.

Sobre a composição física e densidade óssea:


Na verdade, se a pessoa tem o cromossomo Y e testículos ela tem produção de testosterona e conversão de testosterona em um derivado mais ativo. Isso faz com que tenha mais musculatura, maior estatura, mais densidade óssea do que mulheres. Isso faz com que homens e mulheres tenham constituição diferente, o que fica bem mais nítido depois da puberdade.

De fato, se alguém remove os testículos antes da puberdade terá musculatura e estatura mais próximas do "feminino", porque a maior parte da produção e utilização da testosterona se dá da puberdade em diante. Ou seja, ainda que ela tome hormônios feminizantes hoje, ela ainda tem "vantagens" do homem quando se fala em força física.
- Médica Pediatra

A densidade óssea vem da contração muscular e do balanço positivo de nitrogênio que é muito mais intenso em um sujeito que produz testosterona. O fato de ela ter feito a cirurgia não tira essa densidade óssea já existente.
- Médico Ortopedista

Sobre as diferenças entre uma lutadora que passou pela cirurgia de mudança de sexo e uma lutadora que se droga:


Ela (transexual) seria muito mais fraca que uma lutadora que se droga, pois o uso de anabolizantes faz que sua testosterona e DHT se elevem, no mínimo, 10 vezes mais que o fisiológico de um homem. Conheço fisiculturistas em que esse valor passou das 100 vezes mais. Além da testosterona, o uso de anabolizantes esteroides eleva outros tipos de hormônios. O uso apenas de testo não é o segredo.
- Médico Ortopedista

Sobre a participação de Fallon nos eventos


Difícil dar opinião. Depende de o que pensamos que seja o objetivo do esporte. Se for vencer uma disputa equilibrada, não concordaria com a participação dela em esportes femininos porque ela tem uma vantagem indiscutível. Por outro lado, se o objetivo do esporte for o de promover integração, educação etc etc etc, a discussão muda completamente.
- Médica Pediatra 

Difícil, heim? No entanto, acho que talvez estejamos caminhando rumo à diminuição das diferenças de capacidades físicas de homens e mulheres. Nas olimpíadas de Londres, não teve uma chinesa que nadou tão rápido que empatou ou ficou pouco atrás do Ryan Lochte? E não é necessário que sejamos desafiadas para que possamos 'incrementar' nossa força física? Se uma mulher trans tem reconhecido seu direito de usar seu nome de mulher, se quer reconhecida como mulher, não deveria mesmo lutar com mulheres?
- Blogueira Feminista

Fallon Fox
Chris Cyborg, que foi pega no doping depois de nocautear uma adversária em alguns segundos

Ronda Rousey, atual campeã mundial da categoria peso galo do UFC
 
Do que li e ouvi por aí, tirei que uma lutadora que passou pela cirurgia de mudança de sexo, especialmente as que foram homens na puberdade, teriam alguma vantagem sobre uma mulher cisgênero. Agora, a Fallon já perdeu lutas, logo, essa vantagem não deve ser insuperável. A meu ver, desleal mesmo é a competição com quem se droga, seja a pessoa cisgênero ou transgênero.

Fico triste porque queria vir aqui com uma solução pronta e emblemática, uma bandeira. Mas também não posso ser hipócrita. A gente tem mais é que debater, se informar e ler, a informação costuma ser o caminho mais seguro para o respeito.

De qualquer forma, a Comissão Atlética, na Flórida, parece ter tomado sua decisão, e as meninas da luta têm que se adaptar a ela. E talvez isso seja bom, como disse a nossa amiga blogueira, quando existe desafio, a gente sempre se supera.

22 comentários:

  1. Parabéns pelo ótimo texto.

    É exatamente de posturas como essa, que realmente se esforçam para estudar e compreender a situação, que a sociedade precisa, ao invés de apenas repetir estereótipos ideológicos.

    Só me ficou uma dúvida.

    Que lutas Fallon Fox perdeu após sua mudança de sexo?

    Ao menos em http://en.wikipedia.org/wiki/Fallon_Fox, não conta derrotas.

    Amigavelmente

    Marcus Valerio XR
    xr.pro.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, foi mal o tempo que levei para responder. Faz tempo que escrevi, tenho a impressão que a minha fonte (para a informação de derrota) também era a wikipedia, acho que o cartel deve ter sido alterado depois que li. Sabe aquela primeira luta que está em branco, acho quer era derrota antes. Vou dar uma fuçada depois para ver se acho uma fonte menos mutante e altero o texto. Muito obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Liberem o doping e fica tudo ok.

    ResponderExcluir
  3. Após ver o documentário dela, não acho que ela tenha vantagem, pois já perdeu lutas e no documentário mostra muito bem a luta que ela perdeu e após a vitória a adversária disse que ela tinha vantagem e era injusto(a mesma que foi pega no exame e suspensa)...Fallon tinha vantagem e perdeu? Por acaso em um esporte em que ganhar é o objetivo, alguém que tem vantagem iria perder?! Se fosse um homem trans no UFC masculino e ganhasse, não estariam reclamando pois esse homem trans ''era uma mulher'' antes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe lutas compradas... é só esporte mesmo... e que vença o melhor...etc...

      Excluir
    2. Sim. No esporte, muitas vezes quem tem vantagem perde. Se nao, nao precisaria nem disputar. Ela tem a vantagem sim, oq nao quer dizer q va ganhar todas. Mas já é injusto, antes mesmo do início. A lutadora que nasceu mulher, ja entra em desvantagem.

      Excluir
  4. Não Apanham de homem, então irão apanhar de transexual kkkkk. Quanta hipocrisia em... tudo em nome do politicamente correto...

    ResponderExcluir
  5. Vamos lembrar que vantagem não é garantia de vitória. É apenas uma vantagem. Várias artes marciais são construídas inclusive pensando em um oponente cheio de vantagens tais como altura, peso, força, etc. Uma mulher baixa, leve, fraca e sedentária pode vencer um homem alto, forte, pesado e com bom preparo físico? Poder, pode, né. Mas terá de fazer por onde compensar sua desvantagens.

    Mas é justo?

    Veja bem que as mulheres já têm pouco espaço no esporte, pouco financiamento e pouca visibilidade. Uma atleta feminina não recebe o mesmo salário de um cara, nem o mesmo prestígio. Muitas vezes tendo de se submeter a fazer ensaios de fotos sensuais ou usar uniformes mais reveladores para conseguir patrocínio. E ainda vão ter de disputar esse pouco espaço com mulheres trans...?

    O pior que nem se discute o assunto, não com a honestidade que ele merece. Afinal, a conclusão óbvia é de que a disputa é desequilibrada, não é mesmo? Mas não dá para falar isso sem ser taxada de transfóbico.

    Por que não se propõe que se crie uma disputa específica para mulheres trans e homens trans? Seria o mais razoável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo. É um disputa desequilibrada e ainda tira o espaço de mulheres que lutaram e ainda lutam pra conseguir

      Excluir

  6. "Por que não se propõe que se crie uma disputa específica para mulheres trans e homens trans? Seria o mais razoável."
    Melhor resposta

    ResponderExcluir
  7. Aos poucos as mulheresse se darão conta que essa bandeira politicamente correta liga contra elas desde o início.

    Mas o que me espanta mesmo é, perdão a sinceridade, a estupidez de questionar se a força física superior é socialmente construída. Só de se questionar isso, eu ja perco a fé, que não tinha, na capacidade intelectual dessas pessoas. Daqui a pouco vai se perguntar se ter pinto é construção social...

    ResponderExcluir
  8. Quando um homem covarde muito forte quiser te espancar lembre-se do conselho das suas amigas blogueiras: "é uma oportunidade de se superar" e lute com ele ao invés de ir numa delegacia. Como podem ser tão loucas de não entender que isso é um ato de agressão contra as mulheres, botar um homem e uma mulher num ringue é absurdo em toda a linha. Isso abriu um precedente e logo vão ter mais homens covardes espancando mulheres por dinheiro no MMA e vocês aplaudindo?!?! Loucas. Quando a primeira mulher sofrer danos sérios ou for morta no ringue, lembre-se que cada uma de vocês que não quiseram lutar pelo direito das mulheres lutadoras têm um pedacinho da responsabilidade por esta morte.

    ResponderExcluir
  9. Tá de sacanagem que vcs acham que ele não leva nenhuma vantagem... É obvio que leva, o cara é muito mais forte que as mulheres, cade a igualdade de condições??? O politicamente correto é uma merda mesmo. #RIPesportefeminino

    ResponderExcluir
  10. Gostei do exemplo da nadadora chinesa que a blogueira citou, o que ela talvez tenha "esquecido" é que esportes como a natação, são dos poucos esportes em que as mulheres podem ter uma pequena competitividade com os homens, devido a gordura, a flexibilidade, a estrutura ossea e as fibras musculares.

    ResponderExcluir
  11. "Algumas pessoas tem a opinião de que a diferença de força física entre homens e mulheres é socialmente construída". Assim como tem gente que acredita que a Terra é plana. Ou seja, opinião de gente que ignora a ciência não deve ser levada em conta. É claro, óbvio e cristalino que a Fallon Fox tem estrutura física de homem, com enorme vantagem sobre as mulheres cis. Pras amigas blogueiras que dizem que "é uma oportunidade de se superar", eu sugiro que lutem pra que não existam mais categorias masculina e feminina no esporte, com homens e mulheres competindo juntos, em todos os esportes. Topam? Afinal, é uma oportunidade de se superar. Estou sendo irônico, é claro! Encaremos a realidade: a biologia é mais forte do que qualquer ideologia. E quem não aceita isso é crente que acredita em duendes e na Terra plana.

    ResponderExcluir
  12. Na minha humilde opinião nos mulheres tivemos que lutar muito para conquistar nossa emancipação, agora que conseguimos teremos de dividir nosso espaço com homossexuais. no ultimo dia 08 de março vi numa reportagem na TV aberta, homossexuais dando entrevistas para dizerem como foi dificil encontrar um emprego como se fosse uma mulher. Mas o dia não seria das mulheres? Ser mulher ja era dificil, agora então esta se tornando impossivel. E agora no esporte, um homem surra uma mulher e ainda fica feliz por que ganhou a luta? Hipócritas! Os movimentos feministas deveriam defender nossa condição pois agora somos oprimidas também pelos homossexuais!

    ResponderExcluir
  13. Colocar homens modificados para fazer esportes femininos realmente é uma boa. Imaginem como melhoraria o desempenhos dos esportes. Teríamos mais agilidade e habilidade. O futebol feminino é horroroso de se ver. Logo as mulheres serão substituídas por homens modificados. :)

    ResponderExcluir
  14. POXA VIROU MULHER PARA LUTAR NÃO ´ERA PRA SER MAIS FEMININA E BONITA ? NÃO DEVERIA PODER LUTAR MESMO OU TO ERRADO?

    ResponderExcluir
  15. Qual o problema de um homem e uma mulher briga isso er normal no tempo das cavernas, idade media, nos jogos.

    ResponderExcluir
  16. Fallon fox cresceu como homem, e naturalmente tem uma vantagem corporal sobre as mulheres, isso é indiscutivel, ate porque seu texto nao fala que ela nao perdeu nenhuma luta como mulher. Isso nao deveria nem ser discutido, so voce olhar como as mulheres que lutaram com ela sairam machucadas e ate com lesoes graves. Inclusao é uma coisa, outra coisa é a injustiça. Somos diferentes, voce aceitando ou nao. Daqui a pouco terao tantos homens nos esportes femininos, que as propias mulheres vao perder espaço.

    ResponderExcluir
  17. Não deixa de ser um homem batendo em uma mulher, chega a ser ridículo defender algo nesse sentido.
    É um homem, se o órgão genital, ok, mas é homem, é mais forte, tem estrutura diferente, chega a ser desleal!
    No final, é um homem batendo em uma mulher.

    Não tem nada a ver com feminismo, machismo, homofobia.... Só não é certo.

    ResponderExcluir
  18. Quanta ignorância que li aqui ! É inadmissível um homem lutar contra uma mulher, pode ser trans, hetero, homo, indeciso, qualquer coisa, o cara nasceu homem, cresceu como homem, não tem lógica colocar ele pra lutar contra mulheres. Se deixar isso assim, cada vez mais terá transexuais entrando nos esportes femininos, é nítida a diferença. Deixa de ignorância e aceita logo que não tem lógica colocar um trans pra lutar com uma mulher. Apanhar de homem é um crime, mas de trans é super aceitável ?! Muita hipocrisia !

    ResponderExcluir