Quando um homem grita "Linda!"

por Tággidi Ribeiro

Esse relato poderia servir pra um dos nossos Sexismos de Cada Dia, mas vou postá-lo aqui. Assim aproveito e já falo umas coisinhas que há tempos venho pensando e sobre as quais outras pessoas têm pensado também - ainda bem!

Fim de ano no ano passado e tod@s nós aproveitamos pra reencontrar amigxs, confraternizar, beber umas cervejas, brincar de colega (rs) secreto e tal. Estava eu indo pra uma dessas confraternizações, andando pela rua apressada, porque estava um tanto atrasada, quando sinto um toque no meu braço e ouço a frase já ouvida por tantas de nós em tantas situações ao longo da vida: "Moça, você é linda". Sem nem pensar retirei meu braço com rapidez e disse um 'obrigada' baixo (sim, eu disse) ao mesmo tempo constrangido e raivoso e segui meu caminho.

A expressão chave aqui, na minha opinião, é 'ao longo da vida'. A gente nasce recebendo elogios à nossa beleza física. Somos crianças e ouvimos prognósticos - 'vai dar trabalho', 'vai ficar linda'. Desde pequenas, o nosso fito, ou melhor, o fito dos outros para nós, é sermos bonitas, antes de tudo: 'vamos colocar essa roupa pra ficar bonita', 'não chora que fica feia'.

Já falamos sobre isso, sobre a valorização absurda da beleza física feminina, aqui no blog. Falamos também sobre o que acontece depois que uma mulher 'perde' essa 'beleza', que hoje em dia significa basicamente engordar ou envelhecer. E também já falamos sobre essa educação perversa que transforma crianças do sexo feminino em bibelôs que o patriarcado chama de princesas - as quais depois ataca como fúteis. Ainda assim, esse 'ao longo da vida' é tão forte que eu - feminista - respondi 'obrigada' a um homem impertinente e desrespeitoso que teve a capacidade de tocar numa desconhecida e dizer sua opinião sobre a aparência dela.

Esse 'obrigada' está entranhado em mim, em nós, porque nos fizeram crer que um elogio à nossa aparência, vindo de qualquer um, é de fato um elogio, quando é, na verdade, a reprodução em discurso do lugar que ainda se acredita deva ser o da mulher até ser mãe - o lugar do enfeite. 'Mulher tem que ser bonita' - ouço um monte de homem, mesmo se considerado feio, dizer; 'mulher feia nem pra zona presta', ouvi ontem dizerem, a respeito da novela Salve Jorge e daquelas prostitutas traficadas, forçadas, todas lindíssimas. Quer mais pra achar que 'linda' não é assim elogio de fato? Homem no geral não fica #chatiado se não tem a beleza elogiada, nem se não tem beleza; também não fica especialmente feliz se é bonito e recebe elogios - o valor de um homem independe da beleza física.

Mas o relato não acabou no caminho que segui, pois logo ouvi gritarem meu nome. Olhei para trás e um grande amigo me chamava. E em sua roda de amigos estava o homem que instantes antes havia tocado e 'elogiado' uma desconhecida. Seu constrangimento não podia ser maior. Como assim, então, ele estava sendo apresentado para a mulher que pouco antes chamou de 'linda'?! Mas, vejam bem, como eu disse, seu constrangimento era grande, não sua felicidade. E não porque eu lhe tratasse mal - ele estava na mesa com um meu amigo, eu não o confrontaria nessa situação. Ademais, eu falava muito apressadamente com meu amigo, que estava apressada, afinal de contas. Enfim, fui embora logo, dando um tchau geral e propositadamente reparando no meu entusiasta, agora mais murcho que alface em fim de churrasco. Não perguntou a meu amigo quem eu era, não pediu meu telefone.

www.facebook.com/pages/Homem-Feminista-de-Verdade
Aquele homem não tinha me elogiado, nem me cantado. Aquele homem tinha usado seu direito de me encher o saco, de tocar em mim sem jamais ter me visto (!) dado pela nossa sociedadezinha machista. Só isso. Por isso, em tantas discussões com esse meu amigo, eu rebati o argumento repetido por ele (e por quase todos os outros homens) de que 'parar de olhar e falar com mulheres na rua é o fim da cantada'. Bem, se a cantada é só a sua expressão babaca sobre o corpo de uma mulher, então que seja o fim. Agora, se a cantada é aquilo que tem o objetivo de chamar a atenção de uma mulher - pra que aconteça a conversa, o beijo e por aí vai, então agir como adulto maduro e feminista faz bem. Aqui vai a receita: olhe para a mulher de seu agrado sem fazer dela um pedaço de carne, veja se ela retribui esse olhar e fale com ela. O resto é mimimi de quem não se preocupa com o outro - nós, mulheres, que, quem dera, ouvíssemos de abuso verbal só 'você é linda' ao longo da vida.


6 comentários:

  1. Acho que "nojento" é a palavra perfeita para qualquer abordagem inconveniente.

    Meu amigo, ninguém pediu sua opinião sobre meu corpo ou minha cara. Eu não estou em uma passarela, estou passando na rua.

    Antes costumava abaixar a cabeça e continuar andando rápido. Hoje, dependendo da situação, eu revido com xingamentos e questionamentos do por quê ele ter feito aquilo, afinal, eu não comentei do corpo dele para que ele comentasse do meu.

    ResponderExcluir
  2. Eu já reagi muitas vezes. Tem homem que ri da sua cara e homem que fica ofendido. Nesse dia eu não reagi, mas quando reajo geralmente mando tomar no c*, falo que não tinha perguntado a opinião, e tem em algum lugar que eu já vou achar e colocar aqui sobre um aplicativo que te dá ideia de respostas às grosserias da rua. :) Tággidi

    ResponderExcluir
  3. Perfeito o texto. É uma pena que eu não tenha coragem de responder esse tipo e coisa. Muito medo que seja um maluco armado ou qualquer outra coisa do tipo.

    Agora isso me fez pensar em outra situação que aconteceu muito comigo quando conheci os amigos do meu namorado. A primeira coisa que muitas das amigas dizia era "como você é bonita" ou algo do gênero. Claro que não tem nada a ver com o assédio de rua, mas é algo que me incomoda.
    Sei que a intenção da pessoa é boa, mas, como ainda nem nos conhecemos, não me sinto com liberdade de discorrer a respeito. Acabo agradecendo, mas incapaz de retribuir o "elogio".

    Mas enfim, é mais uma atitude que mostra a ideia de mulher-bibelô, creio eu.

    ResponderExcluir
  4. "Homem no geral não fica #chatiado se não tem a beleza elogiada, nem se não tem beleza; também não fica especialmente feliz se é bonito e recebe elogios - o valor de um homem independe da beleza física."
    Olha... nos dias de hoje não é mais assim não, a beleza se tornou objetivo para nós também e nos sentimos péssimos se não nascemos ou não possuímos características socialmente ditas bonitas. Eu mesmo sou feio, sei disso, tenho espelho em casa, me sinto mal por isso, desencaixado socialmente, um pária...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é triste que essas coisas se nivelem por baixo e, em vez de pararem de impor um ideal inalcançável para as mulheres, que esse ideal acabe atingindo os homens também.

      Mas a Tággidi está certa quando diz que isso importa menos aos homens, porque as mulheres são julgadas *primariamente* pelos atributos físicos. Aos homens, a beleza ou falta dela se soma a outros fatores, e isso tem menos importância na hora de conseguir um emprego, por exemplo. Mulheres na política são constantemente criticadas pela aparência física (veja as críticas a Hillary Clinton, Dilma Rousseff), como se isso tivesse alguma coisa que ver com sua competência e o cargo que ocupam. Por isso, sem querer menosprezar a sua angústia, que entendo e a qual compartilho: acredite, se um homem e uma mulher não se enquadram no padrão (irreal e inalcançável) de beleza, é a mulher que sofre mais com as consequências disso.

      Excluir
  5. Que nojo eu tenho dessas cantadas... Se estou com uma amiga, finjo sinceramente que não ouvi, pois é tão constrangedor. Mas se estou sozinha costumo ser grossa, e é incrível como realmente os homens se ofendem com o revide, como se fosse um direito deles nos "bulinar em linguagem".
    O mais chocante é a patologia: há homens que realmente acham que são "defensores" das mulheres, feministas até, porque fazem esses tais "elogios" de cara lavada, assumem "namoradas" enquanto estão casados (e assim permanecem e permanecem). O desrespeito se perpetua e a ficha de que há desrespeito à dignidade humana (feminina) descarada não cai.

    ResponderExcluir